Quando falamos do yoga como é conhecido e praticado no ocidente, identificamos uma ênfase na prática física, ou seja, na prática dos asanas. Existem várias linhagens e tipos diferentes de yoga que trabalham essas posturas também de formas variadas. Aqui falaremos sobre os tipos de yoga mais praticados.
Hatha Yoga
A primeira linha de Yoga que existiu. Busca equilíbrio físico, mental e emocional usando asanas (posturas físicas), e pranayamas (exercícios respiratórios) como caminho.
Ashtanga Yoga
Combina sequências de yoga e respiração que são realizadas de forma mais acelerada. O objetivo desta prática é ativar o fogo interno do corpo ajudando a purificar e desintoxicar o corpo.
Vinyasa Yoga
Tem como base o Hatha Yoga, mas é mais fluído e sem tanta permanência nas posturas. É preciso atenção na respiração e fluidez entre um movimento e outro, como uma dança.
Iyengar Yoga
É uma modalidade que foca no alinhamento correto do corpo do aluno e utiliza o apoio de ferramentas como blocos, elásticos, cintos e cordas para que a prática possa ser adequada aos limites corporais de cada participante.
Kundalini Yoga
Mescla pranayamas (exercícios de respiração) com kriyas (exercícios de purificação do corpo), sendo uma meditação ativa. Ajuda a aumentar a capacidade respiratória, fortalece o sistema nervoso e o equilíbrio das glândulas.
Existem outras linhas que são praticadas, contudo, o mais importante é que você se sinta à vontade para começar e que identifique a linha que mais se adequa ao seu ritmo. Todas as modalidades trazem benefícios para os praticantes, contudo é claro, é preciso que seja mantida uma regularidade na prática.